+

Sobre o LITFaC

No início da década de 1990, o grupo constituído pelos professores Benedito Prado Dias Filho, Celso Vataru Nakamura e Tânia Ueda Nakamura, iniciou suas atividades de pesquisa no laboratório de Microbiologia localizado no bloco I-90, pertencente ao Departamento de Análises Clínicas (DAC). A partir do credenciamento dos docentes como membro permanente no Programa de Pós-Graduação em nível de Mestrado em Ciências Farmacêuticas do Departamento de Farmácia (DFA), criado no ano de 2001, consolidou-se a linha de pesquisa em Microbiologia Aplicada aos Produtos Naturais e Sintéticos. Ao longo do tempo o grupo de pesquisa cresceu, vários alunos defenderam suas dissertações, o curso de Doutorado em Ciências Farmacêuticas foi aprovado em 2006, e a Professora Sueli de Oliveira Silva Lautenschlager passou a integrar o grupo de pesquisa.


Com recursos de projeto de pesquisa aprovado no edital MCT-MS-FINEP/Ação Transversal/Cooperação ICT-Empresas/Inovação em Produtos Terapêuticos construiu-se um edifício de aproximadamente 550 m², e em 2009 inaugurou-se o Laboratório de Inovação Tecnológica no Desenvolvimento de Fármacos e Cosméticos (LITFaC), que passou a pertencer ao recém-criado Departamento de Ciências Básicas da Saúde (DBS).


O laboratório, localizado no bloco B-08, inclui um andar térreo dividido em setores de cultivo de células, de micro-organismos, experimentos in vivo e química e função de macromoléculas, além de setores de apoio, como a sala de preparo de reagentes, lavagem e esterilização de materiais. No andar superior localizam-se as salas dos pesquisadores, uma sala de estudo e reuniões e uma sala de equipamentos.


A estrutura do LITFaC atende os pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação de diversas áreas da saúde, biológicas, exatas e tecnológica da UEM. Os trabalhos desenvolvidos pelo grupo concentram-se na atividade biológica in vitro e in vivo de produtos naturais e sintéticos, envolvendo estudos de atividade anti-microbiana (bactérias, fungos, protozoários e vírus), anti-tumoral e fotoquimioproteção. Até 2021, o grupo de professores do LITFaC orientou 46 de doutorado, 95 estudantes de mestrado, 158 alunos de iniciação científica e supervisionou 20 pós-doutores, resultando na publicação de 510 artigos científicos em revistas qualificadas na área, 05 patentes concedidas e 08 depositadas.